Distúrbios da tireóide estão associados ao risco de glaucoma

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 0 1 Flares ×

Pessoas que apresentam o distúrbio da tiróide correm um risco maior de desenvolverem  glaucoma, de acordo com um novo estudo realizado nos EUA (New Vision College). O estudo não apresentou muitas informações detalhadas, por se tratar de uma pesquisa em estágio inicial, entretanto, foi comprovado que pessoas com problemas de tireóide correm um risco 35% maior de desenvolverem glaucoma ao londo de suas vidas.

O número de casos de glaucoma tem crescido significativamente nos últimos anos,  a doença é a principal causa de cegueira irreversível no mundo todo. Para o estudo, a equipe americana coletou dados de aproximadamente 12.400 pessoas. Pouco mais de 4% dos participantes sofriam de glaucoma, e 12% afirmaram que tinham sido diagnosticadas com problemas relacionados à tireóide. Entre os participantes que tinham glaucoma, 6% afirmaram que tinham  problemas de tireóide, enquanto 4% afirmaram que nunca tinham tido problemas relacionados à tiróide.

É muito importante que as pessoas que apresentam problemas de tireóide consultem um oftalmologista, afim de evitar possíveis complicações. A tireóide produz hormônios essenciais para o funcionamento de cada célula do nosso corpo, esses hormônios ajudam a regular as reações químicas e o crescimento.

No glaucoma, o nervo óptico torna-se progressivamente danificado, e se não for tratado, leva à perda de visão e até mesmo à cegueira. Os autores desse estudo sugeriram que a ligação entre o glaucoma e os distúrbios da tireóide pode ser causado pelos depósitos químicos nos vasos sanguíneos que irrigam o olho, causando um aumento da pressão dentro do globo ocular. Por isso, é extremamente importante buscar ajuda médica, principalmente depois dos 40 anos, fase em que os primeiros sintomas costumam aparecer.

Em um estudo relacionado, algumas pesquisas mostraram que muitos idosos apresentam problemas de tireóide que não são diagnosticados, incluindo câncer de tireóide. Pacientes mais velhos sofrem um risco duas vezes maior de serem diagnosticados com câncer de tireóide, em relação a pacientes mais jovens.

O câncer de tireóide foi encontrado em 41% dos pacientes com mais de 65 anos, em relação a 21% dos pacientes mais jovens. Câncer de tireóide é tratável, e a idade não deve ser uma barreira para o seu tratamento, porém, é preciso estar atento às condições de risco e evitá-las. O tratamento mais eficaz continua sendo a prevenção, por isso, exames regulares são fundamentais. Vale lembrar que bons hábitos alimentares e a prática de excercícios físicos são armas poderosas para o combate de diversos males, inclusive os citados acima.

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 0 1 Flares ×

Tagged: ,


Sobre

Estudante de Jornalismo, problogger e Webdesigner.


'Distúrbios da tireóide estão associados ao risco de glaucoma' possui 3 comentários

  1. 3 de setembro de 2011 @ 19:56 dina mara

    gostei muito tirei minhas dúvidas

    responda

  2. 27 de outubro de 2011 @ 15:26 mari

    Minha tireoide esta 22,16 o que devo fazer?

    responda

  3. 27 de outubro de 2011 @ 15:30 Mari

    O que uma pessoa com tireoide pode comer e beber? O primeiro exame deu 8,16 fiz tratamento por 2 meses e agora fiz de novo e deu 22,16 aumentou quase 3x mais que a primeira vez.Estou apavorada e só engordando.espero uma resposta.

    responda


Gostaria de compartilhar?

Seu e-mail não será publicado.

Nutricy - 2014