Excesso de ferro no sangue prejudica a saúde

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Alimentos como a carne animal contém altos índices de ferro.

Muitas pessoas não sabem, mas o ferro em excesso no organismo humano pode acarretar sérios problemas à saúde.

Um simples exame de sangue pode determinar se você é uma das pessoas que sofre desse mal, basta incluí-lo nos exames de rotina. O organismo pode conter de 40 a 160 microgramas de ferro no corpo, que é considerado normal e ideal. Porém, mais do que isto, se torna um problema.

O mineral ferro ajuda na formação de hemoglobina e no transporte de oxigênio para as células, além de ajudar no combate à anemia. Por isso é tão importante incluí-lo em uma dieta. Mas, para as pessoas que tem excesso desse mineral no sangue, ele acaba agindo de forma pejorativa, causando problemas nos órgãos, como enferrujamento. Algumas outras consequências também são:  cirrose no fígado;  diabetes, quando atinge o pâncreas; insuficiência cardíaca; mau funcionamento e problemas na produção hormonal nas glândulas.

Para que isso não aconteça e o organismo volte a forma ideal, existem alguns recursos/tratamentos que podem ser adotados. A pessoa pode se submeter à sangria terapêutica que é como uma doação de sangue, porém, o sangue não é doado, e sim, descartado. Esse processo deve ocorrer em intervalos de tempo não muito grandes no início.  E, conforme a melhora dos resultados dos exames, os intervalos podem aumentar até a situação normalizar. O tratamento deve ter sempre a presença de um médico para avaliar a situação.

Outro ponto que deve ser observado é o consumo do ferro. Deve-se evitar alimentos que contenham o mineral, tanto de origem animal quanto vegetal. Alguns produtos que contém ferro são: carnes vermelhas, fígado, coração, gema de ovo, vegetais de folhas verde-escuras (espinafres, agriões, rúcula)  e leguminosas (feijão, soja, lentilhas).  Sendo que, as de origem animal o corpo aborsorve uma porcentagem maior. Alimentos que contém vitamina C devem ser evitados de serem consumidos juntos com alimentos que contém ferro, já que eles ajudam na absorção do mineral.  Lembrando que isso tudo só deve ser evitado por pessoas que possuem os índices de ferro no sangue muito altos, caso contrário, o ferro deve ser ingerido normalmente na dieta.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×


Sobre

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo e pós-graduanda em Comunicação Empresarial.


'Excesso de ferro no sangue prejudica a saúde' Sem comentários

Seja o primeiro a comentar!

Gostaria de compartilhar?

Seu e-mail não será publicado.

Nutricy - 2014