Gene associado ao declínio da função intelectual

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Pesquisadores suíços identificaram uma variação genética que parece ter um grande efeito sobre a taxa na qual os homens apresentam um declínio de sua função intelectual. O estudo incluiu cerca de 200 pilotos do sexo masculino, com idade acima de 40 anos. Os participantes passaram por um simulador de vôo três vezes, ao longo de dois anos. Entre os participantes, existiam pilotos amadores, instrutores de vôo e pilotos de avião.

Utilizando amostras de sangue e saliva dos pilotos, os pesquisadores também realizaram análises genéticas, analisando o gene que produz uma proteína, fator derivado do cérebro neurotrópico (BDNF). O gene BDNF é considerado fundamental para o desenvolvimento e manutenção do sistema nervoso central. Naturalmente, esses níveis diminuem gradualmente com a idade, mas os resultados deste estudo sugerem que uma variante do gene acelera esse processo.

Para testar sua teoria, os pesquisadores dividiram os pilotos em dois grupos, aqueles com pelo menos uma cópia de um gene BDNF que continha a metionina e os que não apresentavam essa mesma variante.

Pesquisas anteriores já haviam revelado a associação entre a variante e o risco de depressão, derrame, anorexia nervosa, ansiedade, distúrbios relacionados, esquizofrenia e comportamento suicida.

A pontuação do teste do simulador de vôo dos pilotos decaiu ao longo do período de estudo de três anos, em ambos os grupos. No entanto, a taxa de declínio do grupo com a variante era muito mais íngreme. Foi possível observar uma duplicação da taxa de declínio no desempenho do exame dos portadores do gene, principalmente nos dois primeiros anos da pesquisa.

Usando exames de ressonância magnética, os pesquisadores também descobriram que os pilotos portadores da variante mostraram declínio significativo no hipocampo, uma área do cérebro que é crucial para a memória e o raciocínio espacial.

Essa associação entre o gene e a função intelectual pode se aplicar não só aos pilotos, mas também ao público em geral, por exemplo, a capacidade de operar máquinas complexas ou trabalhos que exigem habilidades especiais. Os pesquisadores afirmaram que permanecer ativo pode ajudar a manter os níveis de BDNF saudáveis.

Até o presente momento, a única maneira claramente estabelecida de garantir níveis saudáveis de BDNF é a prática regular de atividades físicas. Obviamente, adotar um estilo de vida saudável com certeza irá oferecer diversos benefícios, que por sua vez irão ajudar na função intelectual do individuo. Portanto, pratique atividades físicas, siga uma dieta saudável e tenha boas noites de sono.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×


Sobre

Estudante de Jornalismo, problogger e Webdesigner.


'Gene associado ao declínio da função intelectual' Sem comentários

Seja o primeiro a comentar!

Gostaria de compartilhar?

Seu e-mail não será publicado.

Nutricy - 2014