Gravidez depois dos 50

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O ser humano esta cada vez aumentando mais anos à expectativa de vida, e hoje em dia é até difícil acertar a idade das pessoas, que cada vez mais se parecem mais jovens e mais saudáveis.

Medicina avançada e um bom estilo de vida contribuíram para essa evolução.

Com mais tempo de vida era quase inevitável, constituir família acabou ficando em segundo plano para muitas mulheres.

Atualmente a gravidez considerada tardia vem tendo um aumento substancial  nas estatísticas.

Os motivos costumam variar , mas o mais comuns são de mulheres que escolheram ter uma carreira solida antes de engravidar.

A gravidez aos 40 anos já esta incorporada na nossa sociedade, que aceita o fato com normalidade, embora a recomendação medica sempre fora para que se engravidasse até 35 anos de idade.

Agora uma nova tendência vem ganhando adeptas, as gravidas com mais de 50 anos!

O que antes era um verdadeiro assombro e motivo para muitas preocupações, parece estar ganhando força e cada dia mais mães cinquentonas estão surgindo.

Normalmente elas não engravidam por acaso e procuram tratamentos para engravidar.

 

A ideia de ser mãe com uma idade considerada avançada pela medicina, pode ter seus motivos encontrados no fato de cada vez mais essas mulheres estejam se casando com homens muito mais jovens do que elas, e em sua maioria sem filhos.

O que acaba com o estigma de que não é possível constituir família se um homem resolver se casar com uma mulher acima de 50 anos.

A duvida é, Isso é uma atitude segura para as mulheres?

Estudos indicam que na maioria dos casos as mulheres dessa faixa etária tiveram uma gestação tranquila e razoavelmente saudável.

Problemas como pressão alta e diabetes não foram considerados pelos pesquisadores impedimento para que mulheres dessa idade desistem de ser mães.

Os partos normalmente são de cesariana.

Para quem se animou, vai ficar feliz em saber que mesmo na menopausa o útero da mulher ainda esta em condições de desenvolver uma gravidez.

O que realmente pesa na hora de tomar a decisão de se ter uma gestação tardia é  ter ciência da gravidez de risco, e de que a probabilidade de ter um filho com síndrome de Down (mongolismo ou trissomia 21) é maior quanto mais velha for a mãe.

Não é muito aconselhável para uma mulher que se espere tanto para ter o primeiro filho, pois a fertilidade depois dos 40 anos diminui muito e os riscos a saúde aumentam, e o pior fica por conta das taxas de aborto que nessa idade aumentam para 90% no risco de perda do bebe.

As maiores preocupações dos especialistas ainda é o fato de uma mãe tardia são de desenvolver doenças, não  ter vitalidade para criar ou nem ver seu filho crescer.

Aos 66 anos, a romena Adriana Iliescu, professora universitária na reforma e autora de livros infantis, tornou-se a mulher mais velha do Mundo a ter um filho, ela era só felicidade e afirmou “Não me preocupo com os dias que virão”, disse, em declarações à Imprensa. “Ninguém pode prever o futuro”, acrescentou.

Se os anos foram passando ou novo casamento apareceu em sua vida, não importa muito o motivo, mas você quer engravidar com mais de 50 anos, é importante avaliar os riscos e dificuldades e  aliar tudo isso  a um acompanhamento pré- natal adequado. Essas atitudes podem garantir o sucesso da sua tentativa.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Tagged: ,


Sobre

Graduada como profissional de marketing de varejo, especializada em eventos corporativos, atualmente estudante do curso de extensão em Mídias Sociais da FAAP de São Paulo.


'Gravidez depois dos 50' possui 2 comentários

  1. 22 de junho de 2012 @ 22:58 Angêla Cristina

    E quanto a gravidez e epilepsia ? fazendo uso de aticonvulsivo como o Torval 500mg (02 ao dia)?
    Quais são os riscos e se o ultrason é capaz de, aos três meses de gestação, apresentar as possíveis anormalidades ou não.

    responda

  2. 22 de abril de 2014 @ 10:08 leda

    JÁ ESTOU NA MENOPAUSA E SEM TROMPAS, AUMENTEI DE PESO EM 1 SEMANA , MINHA BARRIGA MUITO DURA E SEIOS DOLORIDOS? TENHO 52 ANOS, ESTOU PREOCUPADA!

    responda


Gostaria de compartilhar?

Seu e-mail não será publicado.

Nutricy - 2014