Pílula promete curar a Osteoporose

2

Posted by Fagner Souza | Posted in Ciências | Posted on 07-02-2010

Tags:, ,

Tomando a pílula uma vez ao dia, pode tornar os ossos mais fortes. Promete os cientistas.

Em teste de seis semanas, administrados em animais deixaram totalmente curados.

Ao contrário de outros remédios para osteoporose, essa droga constrói um osso novo, ao invés de simplesmente reduzir o enfraquecimento do osso velho.

Atualmente, apenas uma droga constrói osso novo, mas tem que ser injetado. Essa nova droga, conhecida como LP533401, poderia ser dada em forma de pílula, tornando-se uma opção muito mais atraente.

A descoberta vem da serotonina, substância química do “Feelgood”, que é geralmente associada com o cérebro e humor.

Apesar de seu papel na função cerebral, 95% de serotonina do corpo é encontrado no intestino, onde ele tem o efeito de bloquear a formação de novos ossos.

Os pesquisadores, da Universidade de Columbia em Nova York, mostraram que medicamento desenvolvido para resolver problemas de intestino bloqueou a produção de serotonina. Reforçando os ossos.

Em cima de uma analise do que aconteceu quando eles deram pequenas quantidades da droga bloqueadora da serotonina em ratas, que tinham atravessado a menopausa.

Os roedores foram tratados uma vez por dia durante seis semanas.

Dada logo após a menopausa, a osteoporose parou de se desenvolver.

Dado mais tarde, os ossos frágeis retornaram com força total.

Os estudos mostraram que era tão bom como teriparatida, que é usado para tratar a osteoporose severa, a fortalecer os ossos.

Dr. Claire Bowring, da Sociedade Nacional de Osteoporose, disse: “Se os resultados observados em laboratório não traduzem para o mundo real, isso poderia levar a uma nova maneira de tratar a osteoporose, mas precisamos ter em mente que este é ainda muito recente e a teoria não foi testada em seres humanos.”

Fonte: Mail OnLine

Gorduras da lipoaspiração podem ser transformadas em células-tronco

0

Posted by Fagner Souza | Posted in Ciências, Destaques | Posted on 09-09-2009

Tags:, , , , ,

Cientistas transformam sobras de gordura, da lipoaspiração, em célula-tronco.

Descoberta ajuda a evitar a polêmica gerada pelo uso de células-tronco de embriões humanos.

Gordura humana é “um recurso natural abundante e renovável”, com isso, muitos pacientes estão doando as gorduras da lipoaspiração. Michael Longaker, cirurgião plástico, prevê um futuro em que médicos serão capazes de usar a gordura, do próprio paciente, para fazer tecidos e órgãos doentes. “Mesmo se você está em grande forma, ainda há gorduras suficientes para ser colhida na maioria dos pacientes”, acrescentou o médico Longaker, co-autor do estudo.

Como funcionarão?

As células reprogramadas (células-troncos pluri-potentes induzidas) são capazes de se transformar em qualquer tipo de célula do corpo.

Para criar estas células-tronco, os cientistas injetaram um tipo de vírus em células musculares lisas encontradas na gordura que envolve vasos sanguíneos. Uma vez dentro, os vírus introduzidos reprogramarão as células, estimulando-a a crescer em novas formas. O surpreendente é que o método funciona, disse Longaker.

Os métodos com gordura, evita a controvérsia ética sobre o uso de células-tronco embrionária, originalmente, colhidas de embriões humanos não utilizados em clínicas de fertilização. Além disso tecidos ou órgãos cultivados a partir de células-tronco do próprio paciente, se torna menos provável a rejeição pelo organismo.

Outra busca, dos pesquisadores, é a rapidez em desenvolver as células-tronco em um curto tempo. Para no momento em que constatar um problema no paciente, fosse capaz de gerar o tecido, por exemplo, dentro de algumas semanas.

Fonte: National Geographic

Pedras Preciosas e seu uso Medicinal

0

Posted by Carla Bock | Posted in Ciências | Posted on 16-03-2009

Tags:, , , , , , , , , , ,

A pedra preciosa não só é adorada pelo seu uso como acessório ou jóia, mas também está sendo considerada como um importante remédio pelo ramo da medicina, chegando a ser considerada até como um milagre por esta área.

Ela pode ser encontrada em até 20 quadros clínicos, como forma de tratamento principal ou auxiliar de problemas de saúde. Assim, possivelmente a pedra Âmbar pode auxiliar nos problemas respiratórios ou pulmonares, o Quartzo Cristal e Ametista como calmantes de dores em casos de picada de insetos.

Nos casos de gravidez, a Pedra da Lua pode servir como alívio de dores e desconfortos, atuando como tranquilizante também, esta mesma pedra pode auxiliar em alguns problemas psicológicos, permitindo a mente voltar ao seu estágio normal.

A maioria dessas pedras, portanto, tem uma grande variedade de poderes curativos. A ágata, por exemplo, pode ajudar com dores de cabeça, distúrbios circulatórios, problemas de pele e infecções, assim como nas dificuldades respiratórias e metabólicas, seu efeito calmante reduz a pressão sanguínea alivia inchaço e ajuda a prevenir a depressão. Uma boa alternativa sem dor, e sem contra-indicação.

Fonte.

O Que Faz o Cérebro Acreditar em Deus

0

Posted by Fagner Souza | Posted in Ciências | Posted on 16-03-2009

Tags:, , , , ,

A ciência não pode dizer se Deus existe mas pesquisadores mostraram pela primeira vez, como tais crenças religiosas atuam em diferentes partes do cérebro.

Examinando o cérebro dos participantes quando ficavam diante ao pensamento religioso ou rezando a Deus, mostrou um elevado padrão de pensamentos.

cerebro2O cérebro mostra que as pessoas usam maiores regiões cerebrais quando tentam ordenar as idéias sobre Deus e religião. Por exemplo a parte da emoção é uma das mais atingidas. Quando os participantes pensaram sobre a irá de Deus, as partes mais atingidas são as mesmas que nos fazem gritar e ficar em pânico. Quando pensaram sobre o amor de Deus, as regiões ligadas as emoções positivas e a superação da tristeza que apareceram. Os pensamentos religiosos também ativam partes do cérebro que ajuda a raciocinar quando é feito uma metáfora ou abstração de um assunto.

Mesmo pessoas descrentes quando estingadas com uma questão religiosa, ativa o sistema de crenças cerebral. Igualmente como acontece com os crentes.

Pesquisas futuras também tentam saber se o cérebro responde similarmente para as diferentes religiões, uma vez que este estudo incidiu somente sobre a crença cristã ocidental.

Fonte.

Desvendando os mitos sobre a cura do Câncer

5

Posted by Mauricio Beck | Posted in Ciências, Saúde | Posted on 16-03-2008

Tags:, , , , , , , , , , , ,

Após receber o seguinte e-mail que chegou com o assunto “Vale a pena dar uma lida”, onde John Hopkins fala que estará indicando uma série de tratamentos “naturais” para combater o câncer. Veja aqui o e-mail na íntegra.

Abaixo uma análise do e-mail.

A primeira parte está correta. Desenvolvemos durante nossa vida muitos tipos de câncer, porém nosso organismo possui um sistema para identificá-los e eliminá-los do nosso corpo. A quimioterapia e a radioterapia realmente fazem o que está escrito ali: matam as células cancerosas e também as sadias.

A segunda parte do e-mail está completamente errado. Cura ou controle do câncer com dieta é mentira, se fosse verdade vegetariano não teria câncer. E na verdade o que ocorre é o contrário. Vegetarianos de verdade tem muito mais doenças inclusive câncer do que as outras pessoas. Nós somos onivoros, dependemos de vegetais e de carnes.

A história de que células cancerosas não gostam de oxigênio é a maior mentira. Elas precisam de oxigênio tanto quanto as outras células, bem como de nutrientes. Mata-las de fome também mata as células sadias. Esse tipo de tratamento, com privação de oxigênio e de nutrientes, é feito em alguns tipos de câncer de fígado. Identifica-se a fonte de nutrientes e de oxigênio principal do câncer e colocamos um coagulo lá. O câncer diminui, boa parte dele morre, os pacientes vivem mais e com menos sintomas, porém não é curativo, apenas paliativo.

Sobre as vitaminas achei uma revisão que foi publicada numa revista bem conceituada de medicina:

Berg AO and members of the U.S. Preventive Services Task Force. Routine vitamin supplementation to prevent cancer and cardiovascular disease: recommendations and ration-ale. Ann Intern Med July 1, 2003;139:51-5.

E a conclusão dessa revisão feita em 2003 é a seguinte:

The USPSTF concludes that the evidence is inadequate to recommend supplementation of vitamins A, C, or E, multivitamins with folic acid, or antioxidant combinations to decrease the risk of cancer or cardiovascular disease. Beta-carotene supplements should not be used routinely in asymptomatic pa-tients, because there is no evidence of risk reduction and some evidence that the supplements may cause harm in some patient groups.

Ou seja, esse estudo concluiu que não existe evidência para recomendar suplementos de vitaminas A, C e E, bem como multivitamínicos com Ácido Fólico ou combinações de antioxidantes para diminuir o risco de câncer ou de doença cardiovascular. Betacarotenos não devem ser usados rotineiramente em pessoas assintomáticas, já que não há redução de doenças e alguns estudos mostram que suplementos causam danos a saúde de alguns grupos de pacientes.

Sobre a terceira parte, no site John Hopkins avisa sobre esse e-mail, além de dizer que essa história dos plásticos e microondas não foi publicada pela John Hopkins eles deixam claro que isso é um mito, que a água congelada não faz que o plástico libere substâncias químicas nocivas a nossa saúde, bem como os microondas não vão nos trazer problemas se o material for próprio para uso em microondas.

Por isso fica o aviso, não confie em tudo que receber por e-mail.

Qualquer dúvida envie para nós.